Sintomas e diagnóstico

A osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos e as fraturas2 mais comuns ocorrem na coluna, no quadril e nos punhos.

O diagnóstico da osteoporose pode ser feito por um ortopedista, através da avaliação dos sintomas e sinais apresentados. Primeiramente, é avaliada a história de saúde familiar, juntamente com exames de sangue para verificar a vitamina D e a quantidade de cálcio no organismo. Caso haja suspeita, é solicitado um exame de imagem chamado densitometria óssea, que avalia a massa óssea do paciente8.

Sintomas da osteoporose8:

O principal objetivo do tratamento da osteoporose é a prevenção das fraturas. A identificação dessa população de risco através do diagnóstico e tratamentos precoces é de fundamental importância6.

Após fratura de quadril5

Após fratura de quadrilApós fratura de quadril

dos pacientes não conseguem viver independentemente, necessitando viver em centros especializados.

Osteoporose no Brasil

Osteoporose no BrasilOsteoporose no Brasil

Segundo pesquisa, 67% dos pacientes nunca abordaram o assunto osteoporose em consultas médicas9

Ainda existem muitas dúvidas em relação à doença, especialmente sobre o tratamento e prevenção. É preciso conscientizar a população sobre a seriedade da osteoporose e o que ela pode causar9.

Perfil de pacientes com osteoporose no BrasilPerfil de pacientes com osteoporose no Brasil

Perfil de pacientes com osteoporose no Brasil

A população envelhece em todo o mundo com mais rapidez que no passado e esta transição demográfica afeta todos os aspectos da sociedade como foi anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)2.

Por outro lado a osteoporose é a principal causa de fraturas na população acima de 50 anos, com predominância no sexo feminino. Sua prevalência aumenta com a idade, por isso a prevenção é fundamental. As projeções estimam que o número de fraturas de quadril por ano no Brasil deva chegar a 160 mil ate 205013.

Essa campanha de conscientização quer divulgar a importância de se atentar para a osteoporose e da prevenção de fraturas, ao reforçar como é fundamental conversar com o seu médico sobre a saúde dos ossos e, em caso confirmado da doença, conhecer as opções mais efetivas de prevenção e de tratamento6.